Educação e Formação de Adultos, evolução de um campo de saber e intervenção – Estruturas e práticas

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Duração: 25 horas

Locais: Porto e Lisboa

Datas: outubro de 2018 a fevereiro de 2019

Informações/Inscrições: Disponível em breve

Curso Acreditado pelo CCPFC

Com este curso pretende-se dotar os formandos de ferramentas que os possibilite abordar as representações e práticas pedagógicas do campo EFA, em três eixos: (i) sócio-histórico, (ii) organizacional e redes colaborativas, (iii) técnico-pedagógicas para capacitação dos recursos humanos.

CONTEÚDOS

  • Evolução da Educação de Adultos: Enquadramento histórico, social e político
  • Configuração do campo da EA nas sociedades complexas e desiguais – Modelo Integrado de Educação e Formação
  • Aprendizagem formal, informal e não formal
  • ALV no contexto de mudanças sociais: Princípios metodológicos, conteúdo, funções de sentidos
  • As competências básicas como estruturantes da ALV
  • A ALV no contexto comunitário e nas dinâmicas locais de desenvolvimento
  • Trabalho em equipa: impacto, vantagens e obstáculos
  • A mobilização dos adultos e estratégias de motivação
  • Abordagem e intervenção multidisciplinar nos Centros Qualifica
  • Abordagem organizacional nos CQ: princípios de apropriação, emancipação e autonomia dos atores
  • Dinâmicas e Princípios organizacionais das entidades promotoras de EFA
  • Valores e cultura organizacional
  • Redes de colaboração e abordagem teórico-prática numa nova prática organizacional
  • Construção de redes EFA: desafios da cooperação, parcerias e alianças estratégicas
  • O projeto educativo: individual, organizacional e partilhado – avaliação do trabalho em rede
  • Conceito(s) de Competência
  • Relação e harmonização entre os conceitos de competência, objetivos e conteúdos
  • Análise das aprendizagens pela monitorização do conceito de competência
  • Referenciais de Competências-Chave de EFA Escolar, do Profissional e Catálogo Nacional das Qualificações.
  • Descodificação dos saberes da experiência – correlação com os Referenciais de Competências-Chave
  • O processo de reconhecimento e validação de competências: abordagens biográficas e Histórias de Vida
  • Metamorfoses da vida adulta e implicações nas metodologias de RVCC
  • Multiplicidade de metodologias, estratégias, técnicas e instrumentos de RVC e de construção das narrativas de aprendizagem
  • Reflexão, descoberta e reconhecimento dos saberes adquiridos como instrumento de legitimação das aprendizagens
  • Portfólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como metodologia de processo e de avaliação. Instrumentos para elaboração e avaliação do PRA

METODOLOGIAS

Recurso moderado ao método expositivo, dinâmica de grupo, simulações, pesquisas temáticas, diálogo e debates reflexivos, partilha de experiências, demonstrações, projetos e trabalhos em grande e pequeno grupo, desafios temáticos, brainstorming, role-playing, planificações, elaboração de guiões metodológicos

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