Contributos europeus para criar e implementar um modelo integrado de educação e formação de adultos em Portugal

KA1- Modilidade Individual  para fins de Aprendizagem

KA 104 – Mobilidade de pessoal da EducaçãoAdultos

Conforme Plano de Desenvolvimento Europeu da APEFA há a necessidade de obter um feedback a nível internacional sobre os diferentes modelos de educação e formação de adultos adotados e sobre formas de organização e mobilização social para a efetiva concretização de uma Aprendizagem ao Longo da Vida.

Conscientes disto, os dirigentes da Associação entendem que a forma de responder a esses desafios se deve traduzir numa abertura de horizontes, aprofundando e documentando cada vez mais e melhor as nossas posições. Um dos pilares para essa resposta consiste em compreender o que se faz ao nível da educação e formação de adultos na Europa, no intuito de identificar de que forma está a ser operacionalizada, assim como de conhecer in loco as mais valias e constrangimentos dos modelos adotados e dos projetos que desenvolvem, obtidas diretamente pela voz dos intervenientes no processo.

Este projeto, irá aprimorar as competências do nosso staff através da frequência dos cursos de formação estruturados, assim como, numa perspetiva mais global, almeja poder capitalizar os contactos a estabelecer na frequência dos cursos de modo a conduzir, a médio e longo prazos, à constituição de uma rede de colaboração europeia que possa comunicar regularmente e partilhar as suas experiências e o know-how delas resultante.

Outro vector importante traduz-se na vontade de estabelecer uma ligação mais estreita com os profissionais que atuam no terreno ao nível da educação e formação de adultos e posicionarmos na vanguarda das práticas inovadoras adotadas na Europa e se integrarmos redes colaborativas com os nossos pares nas diferentes geografias do “Velho Continente”.

Com o desenvolvimento do projeto : Contributos europeus para criar e implementar um modelo integrado de educação e formação de adultos em Portugal Pretende-se o desenvolvimento de ações que promovam a aquisição/melhoramento de competências do pessoal da Educação de Adultos .

Objetivos:

a) Documentar o melhor possível o estado da arte sobre o que se faz na Europa ao nível da educação e formação de adultos, tanto a partir de base documental como do contacto direto com os profissionais dos diferentes países nos cursos de formação;

b) Caracterizar os processos e metodologias em vigor na educação de adultos nos países europeus, identificando as tendências de desenvolvimento futuro;

c) Integrar os resultados das alíneas a) e b) no modelo de educação de adultos da APEFA para Portugal, com as devidas adequações ao nosso contexto;

d) Recolher contributos para a conceção de um plano de formação acreditado, a dinamizar pela APEFA em parceria com centros de formação, para aplicação aos profissionais dos Centros Qualifica, tendo como base os cursos de formação frequentados;

e) Criar sinergias de trabalho colaborativo e de partilha de experiências na comunidade com ligações à educação e formação de adultos através da criação e gestão de um grupo sobre este domínio na plataforma eTwinning;

f) inovar nas metodologias e adotar novas ferramentas de trabalho no âmbito da educação e formação de adultos e capacitar os técnicos e formadores no uso destas novas ferramentas e metodologias;

g) contribuir para a melhoria das competências e/ou para a atualização sobre os temas da educação e formação de adultos nos elementos da APEFA (corpos sociais, associados e Conselho Consultivo), otimizando a massa crítica dos seus membros;

h) disseminar de forma abrangente e eficaz os resultados da participação no projeto (seminário nacional da APEFA e encontros regionais, intervenções públicas dos dirigentes e elementos do Conselho Consultivo da APEFA, divulgação a parceiros institucionais e à rede nacional de Centros Qualifica, comunicação social, redes sociais, página de internet da APEFA, plataforma eTwinning, …), em suma, junto da diversidade de atores promotores de iniciativas (in)formativas não formais e formais.

OS CURSOS ESTRUTURADOS

Os cursos de formação estão relacionados com assuntos relevantes e prementes para a APEFA, incorporando temas relacionados com especificidades da educação e formação de adultos; trazem contributos para discussão na APEFA e para disseminação interna à nossa rede de parceiros, a concretizar através da replicação, com ou sem adaptações, das ações de formação contínua direcionadas aos profissionais de EA e através da criação de uma comunidade online na plataforma eTwinning, sob a égide da APEFA, para discussão e partilha dos temas prementes da educação e formação de adultos, e novas perspetivas para reflexão e abre-se um campo de ação auspicioso para a promoção da Associação perante os profissionais da educação e formação de adultos.

Complementarmente, os participantes em cada curso farão uma caracterização do modelo de educação de adultos do país de acolhimento, assim como dos restantes países europeus com representação no universo de formandos do curso; para o efeito, será previamente elaborada uma “Ficha de caracterização do modelo EFA – país”, com os dados específicos relativos à informação que se pretende recolher.

Na perspetiva de melhorar a qualidade da internacionalização, tentar-se-á complementar as valências trabalhadas nos cursos de formação com outras iniciativas que venham ao encontro da otimização do trabalho desenvolvido na APEFA e que possam vir a reforçar a cooperação com os nossos parceiros.

O processo de escolha das entidades de acolhimento começou com a definição dos critérios de seleção, em reunião de corpos sociais. Foi decidido que para ter uma abrangência europeia e poder caracterizar os modelos de educação de adultos nas diferentes geografias da Europa seriam necessárias seis a oito mobilidades distribuídas pela Europa Ocidental, Ilhas Britânicas, Escandinávia, países Mediterrânicos, Europa Central, Europa de Leste e Países Bálticos. Os cursos selecionados deveriam-se reportar a temas relacionados com a educação e formação de adultos, preferencialmente nas vertentes associadas ou a contributos para uma visão holística e integrada da educação de adultos ou à operacionalização prática dos modelos, de modo a que a sua replicação no nosso país seja útil e chamativa aos profissionais da área.

Definidos os critérios, recorreu-se à base de cursos da School Education Gateaway, com a palavra chave “Adult education”. Foram selecionados os 7 cursos que constituem a base formativa deste projeto: “21st Century Approach To Adult Education” (Hungria), “European Diversity Education” (Letónia), “Education to entreprendente for adult and young students: the real key competence for labour market” (Itália), “Benchmarking the schools of Sweden and Finland” (Suécia), “Being an articulate and active European Citizen” (França), “ICT integration in schools and adult education centers” (Turquia) e “Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminar” (República da Irlanda).

Mais do que melhorar os conhecimentos científicos sobre como operacionalizar as suas funções, espera-se que os participantes selecionados para este projeto sejam capazes, através da troca e partilha de experiências com os seus colegas europeus, de refletir sobre as práticas e de incorporar na Associação os bons exemplos detetados nessa partilha.

Modalidade:

    Formação do pessoal de Educação de Adultos através da participação em cursos estruturados ou eventos de formação no estrangeiro.

Os cursos têm como público alvo os profissionais da educação de adultos, para a aquisição de conhecimentos e competências neste domínio. Para além da diversidade geográfica das entidades promotoras, houve também uma intenção clara de diferenciar a seleção dos cursos pelos temas e pelas abordagens metodológicas neles implícitas.

1- O curso de formação “21st Century Approach To Adult Education” tem uma natureza essencialmente prática e versa sobre aspetos inovadores na educação de adultos, com a incorporação de abordagens mais criativas e diferenciadas a cada indivíduo;

2- O curso “European Diversity Education” explora a diversidade de modelos e processos educativos na Europa e a sua associação aos contextos sócio-culturais e económicos da realidade em que se inserem, promovendo reflexões sobre como para atenuar essas diferenças;

3- O curso “Education to entrepreneurship for adult and young students: the real key competence for labour market” tem o seu foco no espírito empreendedor como competência chave para a aprendizagem ao longo da vida;

4- O curso “Benchmarking the schools of Sweden and Finland” apresenta uma análise comparativa entre os modelos educativos (de educação de adultos inclusive) da Suécia e da Finlândia, que, apesar da sua proximidade geográfica, apresentam indicadores diametralmente opostos nos últimos relatórios anuais PISA;

5- O curso “Being an articulate and active European Citizen” está relacionado com as soft skills a serem trabalhadas para a verdadeira adoção daquele que se espera ser o perfil do cidadão europeu;

6- O curso “ICT integration in schools and adult education centers” reporta à utilização eficaz das TIC na educação, no sentido de otimizar as suas mais valias enquanto ferramenta de trabalho e mitigar os seus constrangimentos;

7- o curso “Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminar” apresenta a especificidade de basear o curso em visitas estruturadas a escolas e institutos de educação de adultos em períodos em que estas estão em funcionamento, pelo que é possível ver como desenvolvem o seu trabalho e interagir com os seus profissionais;

Critérios de seleção para mobilidades:

  • Pessoal associado e colaborador da APEFA.
  • Grupos de 3 elementos a mobilizar para cada curso tem como premissas a diversidade e complementaridade, de modo a que possam trabalhar colaborativamente em equipa
  • O elemento dirigente deverá liderar a equipa e atender preferencialmente a aspetos ligados à criação de parcerias e à gestão e ao funcionamento das organizações;
  • Os critérios de seleção assentam, portanto, no equilíbrio, na medida em que se fazem representar as diferentes intervenientes na Associação (dirigentes, elementos do Conselho Consultivo e associados), cada um delas com funções e papéis específicos no projeto.
  • Os restantes elementos a frequentar as ações serão escolhidos em função de um perfil preestabelecido e do compromisso para trabalhar com o máximo afinco para a concretização dos objetivos traçados.
  • Será condição de participação nas mobilidades a assinatura de um contrato com a APEFA onde constem os seus direitos e as suas obrigações perante a Associação.
  •  Espírito de abertura ao conhecimento de novos domínios/áreas de conhecimento;
  • Compromisso em disseminar o conhecimento e experiência adquirida nas mais diversas formas (palestras, artigos, reuniões, formação, …)

Ao nível dos Resultados e Impacto da participação na mobilidade:

  • Dotar os participantes no curso com perspetivas e tendências futuras para a educação e formação de adultos;
  • Promover reflexões sobre a diversidade de modelos e processos educativos na Europa e reportar esta reflexão para a Associação e, com ela, para o universo da educação de adultos em Portugal;
  • Desenvolver o espírito empreendedor como competência chave para a aprendizagem ao longo da vida com a aquisição de técnicas e metodologias para a adoção de uma cultura empreendedora como forma de integração natural entre a formação e o mercado do trabalho;
  • Compreender através da análise comparativa entre os modelos educativos que o sucesso dos modelos vai muito além da proximidade geográfica e que reconheçam e tragam para discussão interna os fatores que são efetivamente decisivos para a consecução de um modelo educativo bem sucedido;
  • Compreender que a educação de adultos não se pode centrar exclusivamente em conhecimentos académicos e que os profissionais da área têm de incorporar novas valências passíveis de contribuir para a aquisição / aprimoramento nos adultos de competências (perfil do cidadão europeu);
  •  Conhecer os desafios da aplicação das TIC na educação de adultos, com particular incidência na adoção de técnicas para a utilização de plataformas de e-learning, vitais pela autonomia e versatilidade que conferem ao processo formativo da população adulta;
  • Apropriar-se de uma visão mais realista e esclarecedora do funcionamento de outro sistema de educação de adultos, podendo comparar in loco ferramentas e procedimentos adotados, com visitas estruturadas a escolas e institutos de educação de adultos em períodos em que estas estão em funcionamento, pelo que é possível ver como desenvolvem o seu trabalho e interagir com os seus profissionais;

Mais do que melhorar os conhecimentos científicos sobre como operacionalizar as suas funções, espera-se que os participantes selecionados para este projeto sejam capazes, através da troca e partilha de experiências com os seus colegas europeus, de refletir sobre as práticas e de incorporar na Associação os bons exemplos detetados nessa partilha.

Este conjunto de formações selecionado encerra, por si, um projeto envolvente e integrador, abrangendo áreas essenciais a uma fundada e bem sucedida atuação territorial de diagnóstico das especificidades dos diferentes modelos de educação e formação de adultos e incorpora as bases para uma eficiente disseminação de metodologias, estratégias e ferramentas pelos atores promotores da educação de adultos, em temas como a integração social, o multiculturalismo e a igualdade de oportunidades, as competências digitais e o empreendedorismo, a cidadania ativa à dimensão europeia e a aprendizagem ao longo da vida na era global