Comemora-se, no dia 8 de Setembro, o Dia Internacional da Alfabetização.

Portugal, mais de meio milhão de portugueses não sabem ler, nem escrever!

Mais de 2.5 milhões de Portugueses tem apenas a escolaridade mínima.

Procurando assinalar esta data, propomos-lhe a “INICIATIVA NACIONAL EDUCAÇÃO DE ADULTOS  SMAL – SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS”.

A Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Apendências, em parceria com a ANMP, apoio IEFP, Ministério da Educação e ANQEP, convida todas as comunidades e atores territoriais locais, Municípios, Juntas de Freguesia, Escolas, Centros de Formação, Centros Qualifica, Entidades formativas, Movimentos Associativos e Instituições públicas e privadas, aassociarem-se à INICIATIVA NACIONAL EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOSSMAL – SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS, a decorrer, em Todo o País, durante o mês de setembro de 2019.

Pretende-se que, de 1 a 30 de setembro, sejam dinamizados evento(s) de sensibilização e de apelo à nossa responsabilidade social, individual e coletiva, para esta causa nacional: o combate ao analfabetismo e às baixas literacias dos Portugueses.

E, assim, o desafio da promoção de atividade(s) lúdicoculturais e cívicas, tão díspares quanto criativas, como saraus, concertos musicais, teatro ou animação de rua, declamações de poesia, por praças, cafés, restaurantes, bares e ruas, workshops de partilha de saberes, com artesãos de ofícios e artes em risco de extinção, perpetuando a memória coletiva, apresentação de livros, cinema, espetáculos folclóricos e etnográficos, exposições de arte, pintura, fotografia, etc. etc.

Em termos operacionais, disponibilizamos, para download, dois links:

1.      Um link para download do cartaz da Iniciativa Nacional SMAL,  template mobilizável e ajustável, –  https://bit.ly/2xBdHN5 – para a divulgação local da(s) Iniciativa(s) que a entidade/instituição promotora pretenda dinamizar no território;

2.       Um outro link para registo da(s) Vossa(s) atividade(s) – https://forms.gle/tC9C5mGXww4DkfCXA – visando uma sistematização a nível nacional para o qual solicitamos a V/ disponibilidade e agradecemos o preenchimento do brevíssimo formulário de recolha informativa das iniciativas propostas.