No dia 8 de setembro, assinala-se o Dia Internacional da Alfabetização. Para assinalar esta data propomos, aos atores territoriais e instituições, locais e nacionais, o desafio de adesão à Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos, Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias para, de modo mais amplo e eficaz, todos contribuirmos para a sensibilização da população portuguesa para esta questão civilizacional.

Portugal apresenta um défice estrutural significativo de Qualificação e um persistente quadro de uma população adulta com muito baixas literacias básicas de leitura, escrita, numeracia e de digital, e que o contexto pandémico veio, de forma clara, requerer consciencializar e ação.

Hoje, ainda, mais de meio milhão de portugueses não sabem ler nem escrever. E mais de 2,5 milhões tem apenas a escolaridade básica do 4º ano, o 1º ciclo, portanto.

Este quadro frágil de débeis literacias básicas da população adulta, e cujo combate a todos cabe empreender, exige, de toda a comunidade portuguesa, envolvência e ação, promotoras de Aprendizagem ao Longo da Vida, como vetor determinante de capacitação das pessoas e dos territórios, e, por conseguinte, de desenvolvimento económico e social.

É desta forma que o desinquietamos  e o convidamos a que, na sua organização ou comunidade, promova a celebração do Dia Internacional de Alfabetização, aderindo  àINICIATIVA NACIONAL SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS,que decorre, de 01 a 30  de setembro de 2020, em todo o país, continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, realizando, pelo menos, um simples evento, de natureza e índole mais diversa, como forma de alerta e sensibilização, individual e coletiva, para esta causa nacional: o combate às baixas literacias e a relevância da leitura e da escrita como pedra basilar de Felicidade, Autoestima e Equidade Social.

Neste sentido, em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Apendências, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente  da República, apoios do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Agência Nacional de Qualificação e Ensino Profissional, do Programa Operacional Capital Humano, da Associação Nacional de Freguesias e outras entidades, dinamiza, pelo terceiro ano e junto da sociedade portuguesa, através da diversidade de instituições e atores territoriais, a INICIATIVA NACIONAL SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS,

De enquadramento nacional, mas de contexto e impacto locais, a realização das atividades realizadas neste âmbito, porque sinalizadas pelos seus diversos promotores de todo o país, vão mapear territórios e ajudar a colorir o “Mapa digital de Portugal, Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias”, diariamente atualizado, e disponível, no site da APEFA e no Portal do PNL, e nos outros Portais aderentes. Aqui, de modo interativo, serão indicadas as várias iniciativas e as respetivas entidades promotoras dos eventos desenvolvidos em cada território e agregados num todo nacional.

Associado a este propósito, pretende-se que sejam inscritas, no formulário de recolha de atividade(s), https://bit.ly/3jfs5RX, as atividades lúdico, culturais e cívicas, díspares e criativas, de âmbito e formulação diversa, no estrito respeito pelo contexto epidemiológico e ditames da DGS: tradições populares, saraus, concertos, animação de rua, declamação de poesia por praças e ruas, workshops de partilha de saberes, ofícios e artes em risco de extinção perpetuados na memória coletiva, apresentação de livros, exposições de arte, pintura, fotografia, programas de rádio, artigos de opinião, iluminar de Azul, cor azul estimula a criatividade, alguns edifícios, etc., etc.

Conferindo a unidade nacional desejada, remetemos, para download, como nos anos transatos, no sitio apefa.org.pt ou aqui, em https://bit.ly/3jiTemH , um template de cartaz da “INA SMAL2020”, mobilizável, (cf anotações do ficheiro), para inserção da informação relativa à(s) atividade(s) a que se proponha fazer no seu concelho ou comunidade.

Procurando a sistematização e sinalização, no Mapa digital de Portugal, Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias, de todas as atividades que vão acontecer, por todo o país, durante o mês de setembro, solicitamos-lhe o preenchimento do formulário, identificando a atividade proposta: https://bit.ly/3jfs5RX

A INICIATIVA NACIONAL SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS culmina com a realização de uma Conferencia Digital de Partilha de práticas e saberes.

Criarmos ambientes amigos de Educação e de Aprendizagem ao Longo da Vida é construirmos caminhos de solidez democrática.

Link para download/ acesso:

A Direção da APEFA,