Educação e Formação de Adultos, evolução de um campo de saber e intervenção – Estruturas e práticas
Duração: 25 horas
Locais: Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro
Datas: Durante o ano 2019
Horário: Sextas – 14:00-18:30; Sábados: 09:00-13:00, 14:00-18:00
*Este horário poderá ser ajustado ao grupo
Informações/Inscrições:Inscreva-se
Curso Acreditado pelo CCPFC
Com este curso pretende-se dotar os formandos de ferramentas que os possibilite abordar as representações e práticas pedagógicas do campo EFA, em três eixos: (i) sócio-histórico, (ii) organizacional e redes colaborativas, (iii) técnico-pedagógicas para capacitação dos recursos humanos.
CONTEÚDOS
- Evolução da Educação de Adultos: Enquadramento histórico, social e político
- Configuração do campo da EA nas sociedades complexas e desiguais – Modelo Integrado de Educação e Formação
- Aprendizagem formal, informal e não formal
- ALV no contexto de mudanças sociais: Princípios metodológicos, conteúdo, funções de sentidos
- As competências básicas como estruturantes da ALV
- A ALV no contexto comunitário e nas dinâmicas locais de desenvolvimento
- Trabalho em equipa: impacto, vantagens e obstáculos
- A mobilização dos adultos e estratégias de motivação
- Abordagem e intervenção multidisciplinar nos Centros Qualifica
- Abordagem organizacional nos CQ: princípios de apropriação, emancipação e autonomia dos atores
- Dinâmicas e Princípios organizacionais das entidades promotoras de EFA
- Valores e cultura organizacional
- Redes de colaboração e abordagem teórico-prática numa nova prática organizacional
- Construção de redes EFA: desafios da cooperação, parcerias e alianças estratégicas
- O projeto educativo: individual, organizacional e partilhado – avaliação do trabalho em rede
- Conceito(s) de Competência
- Relação e harmonização entre os conceitos de competência, objetivos e conteúdos
- Análise das aprendizagens pela monitorização do conceito de competência
- Referenciais de Competências-Chave de EFA Escolar, do Profissional e Catálogo Nacional das Qualificações.
- Descodificação dos saberes da experiência – correlação com os Referenciais de Competências-Chave
- O processo de reconhecimento e validação de competências: abordagens biográficas e Histórias de Vida
- Metamorfoses da vida adulta e implicações nas metodologias de RVCC
- Multiplicidade de metodologias, estratégias, técnicas e instrumentos de RVC e de construção das narrativas de aprendizagem
- Reflexão, descoberta e reconhecimento dos saberes adquiridos como instrumento de legitimação das aprendizagens
- Portfólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como metodologia de processo e de avaliação. Instrumentos para elaboração e avaliação do PRA
METODOLOGIAS
Recurso moderado ao método expositivo, dinâmica de grupo, simulações, pesquisas temáticas, diálogo e debates reflexivos, partilha de experiências, demonstrações, projetos e trabalhos em grande e pequeno grupo, desafios temáticos, brainstorming, role-playing, planificações, elaboração de guiões metodológicos